quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Disciplina =Internet hipertexto e hipermídia
Nome=Luana Mara de Almeida
Atividade=2.2

> O que é um instinto?
Filha: Papai, que é um instinto?
Pai: Um princípio, querida, é um princípio explicativo.
F: Mas o que explica?
P: Tudo... quase absolutamente tudo. Qualquer coisa que queiras explicar. (note-se que, algo que explica tudo, provavelmente não explica nada).
F: Não sejas bobo: não explica a gravidade.
P: Não, mas isso é porque ninguém quer que o "instinto" explique a gravidade. Se o quiserem, explicaria. Poderíamos dizer que a lua tem um instinto cuja força varia inversamente ao quadrado da distância...
F: Mas isso não faz sentido, papai.
P: Creio que não, mas foste tu quem mencionou o instinto, não eu.
F: Está bem... mas o que é que explica a gravidade?
P: Nada, querida, porque a gravidade é um princípio explicativo.
F: Oh! Breve pausa.
P: Humm... quase nunca. É o que Newton queria dizer quando disse: Hypothesis non fingo.
F: E o que significa isso, por favor?
P: Bem, tu já sabes o que são hipóteses. Qualquer afirmação que conecta, entre si, duas afirmações descritivas é uma hipótese. Se tu dizes que houve lua cheia em 1ª de fevereiro e novamente em 1ª de março e logo conectas essas duas observações, de certa maneira essa afirmação é uma hipótese.
F: Sim, e também sei que quer dizer non, mas e fingo?
P: Bem, fingo é uma palavra que, em latim antigo, significa faço. Forma um substantivo verbal fictio, do qual procede nossa palavra ficção.
F: Papai quer dizer que Sir Isaac Newton pensava que toda a hipótese se compõe como se fossem contos?
P: Sim, precisamente.
F: Mas não descobriu a gravidade? Com a maçã?
P: Não, querida, a inventou.
Moral da história: Se Newton inventa a gravidade é a linguagem quem inventa o mundo. Se ele a descobre, então a linguagem representa o mundo.



Disciplina: Prática Pedagógica e Mídias Digitais.
Nome: Luana Mara de Almeida
Atividade-3.3 - Compartilhando Descobertas.
Subtema: Conhecendo os produtos e trocando experiências.
Orientadoras: Maria da Conceição Paula
Emanuelle Salgado Felga





TODO MUNDO TEM UM NOME: CONHECENDO NOMES.
Tipo de pesquisa: Educação Infantil
Matéria : Linguagem oral e escrita
Tema: Falar e escutar
Português
Ordem de classificação: mais comentadas
Comentário: reconhecer seu nome, identificando a letra inicial do nome e dos colegas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br

1°-http://tvescola.gov.br
Episódio da série LENDAS DA CIÊNCIA, em que o filósofo francês Michel Serres analisa a construção do conhecimento científico e seu poder transformador. Neste episódio, o milagre grego; o desenvolvimento da Geometria, da Astronomia e da Física; a vida de cientistas e filósofos como Tales, Pitágoras e Arquimedes.


2º Vídeo garrafas PET –http:///www.agenciabrasil.gov.br/media/vídeos/2009/02/19/petindustriarb1802.flv/view Comentário:
Uma vez que já conhecemos a garrafa PET, e sabemos o porquê do seu uso (confecções de brinquedos, cintos, bolsas, e outros) através desse vídeo podemos enriquecer muito mais o conhecimento de nossos alunos, pois eles terão mais informações sobre as formas de utilização da garrafa após a reciclagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário