quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Unidade 1
Luana Mara de Almeida


Quem sou como professor e aluno?
Como educadores o importante é acreditarmos no potencial de aprendizagem pessoal, na capacidade de evoluir, de integrar sempre novas experiências, ao mesmo tempo em que compreendemos e aceitamos nossos limites, nosso jeito de ser, a nossa história pessoal.
Quando penso em educação costumo pensar no outro, no aluno, no aprendiz e esquecer como é importante olharmo-nos que somos profissionais do ensino como sujeitos e objetos também de aprendizagem. Ao focarmo-nos como aprendizes, muda a forma de ensinar. Se me vejo como aprendiz, antes do que professor, me colocando numa atitude mais receptiva e atenta, assim tendo mais facilidade em estar no lugar do aluno, de aproximar-me a como ele vê, a modificar meus pontos de vista.
A atitude primeira ao perceber-me como aprendiz me torna atenta ao que acontece ao redor ficando sensível às informações do ambiente, dos outros. Preciso chegar junto ao aluno como professora-ensinante e professor-aprendiz. Parece óbvio ou só um jogo de palavras, mas não o é e a mudança de atitude tem grandes conseqüências. Ao me colocar como professora, sempre e somente no lugar do aluno, deve trabalhar com informações úteis para o aluno, adquiro uma grande capacidade de senti-lo, de adaptar a minha linguagem, de sintonizar com suas aspirações. Ao mesmo tempo, que penso no aluno, também penso como aluna, além de adaptar-me ao outro, estou aprendendo junto, estou fazendo a ponte entre informação, conhecimento e sabedoria, entre teoria e prática, entre conhecimento adquirido e o novo. Com um olho vejo o aluno, como o outro me enxergo como aluno-professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário