quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Educação e tecnologia


No momento em que as tecnologias de informação e comunicação revolucionam o mundo, o ensino não pode se constituir na exceção à regra, principalmente quando é notório que o acesso às redes, sejam internas ou a seja própria Internet, é cada vez mais democrático, e os equipamentos necessários, cada vez mais acessíveis. A Internet, "rede das redes", permite contatos interpessoais e acesso a informações em tempo real, quase sem limitações de tempo e espaço. Esse recurso tecnológico pode ser aplicado tanto no ensino presencial quanto à distância, modificando, principalmente, os papéis do professor e do aluno, o foco do aprender no lugar do ensinar e a distinção entre informação e conhecimento. No paradigma antigo, o professor ensina quando transmite a informação ao aluno e este consegue memorizá-la. No atual, o aluno aprende quando constrói o conhecimento interagindo no mundo dos objetos e das pessoas. Deixando claros esses conceitos e principalmente a mudança (não a extinção) da figura do professor, a transformação educacional vai ocorrer, não porque a escola assim o deseje, mas porque a geração de crianças entre 8 e 12 anos hoje navega com facilidade pela Internet. Bem orientadas, essas crianças são capazes de interpretar informações e aprender sozinhas. Como o diploma não é mais um fim, a escola que não ficar atenta a essas mudanças sucumbirá. O advento da Internet, síntese das mídias, tende a transformar a aula presencial, não só pela argumentação acima, mas principalmente pela quebra das barreiras de distância e tempo. Hoje é possível reunir, pela rede, alunos de cidades e países diferentes. No Brasil, tal metodologia é aplicada tanto na escola secundária como na universidade. Faculdades e universidades estão implantando a sala virtual no ensino presencial. Todo o programa de uma disciplina, seus objetivos e o desenvolvimento das aulas estão no computador. Os trabalhos e as pesquisas feitos pelos alunos, suas indagações, os grupos de discussão, enfim tudo interage enquanto o professor orienta e acompanha, para que todos possam aprender. Dentro do mesmo princípio, salas estão sendo organizadas para reunir as propostas de trabalho de diretores, coordenadores e professores no espaço virtual, o que nem sempre se mostra possível no espaço real.A tecnologia facilita a transmissão da informação, mas o papel do professor continua e continuará sendo fundamental para auxiliar o aluno a construir o conhecimento. Os que não entenderem essa nova realidade correm o risco de ser substituídos por uma máquina. O professor que trabalhar mais como um facilitador será insubstituível e inesquecível, como até hoje é, para qualquer um de nós, a figura da primeira professora.

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