quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Experiência de Navegar Livremente

Atividade=2.1

nome=luana Mara de Almeida

Sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita;
Educação e tecnologia


No momento em que as tecnologias de informação e comunicação revolucionam o mundo, o ensino não pode se constituir na exceção à regra, principalmente quando é notório que o acesso às redes, sejam internas ou a seja própria Internet, é cada vez mais democrático, e os equipamentos necessários, cada vez mais acessíveis. A Internet, "rede das redes", permite contatos interpessoais e acesso a informações em tempo real, quase sem limitações de tempo e espaço. Esse recurso tecnológico pode ser aplicado tanto no ensino presencial quanto à distância, modificando, principalmente, os papéis do professor e do aluno, o foco do aprender no lugar do ensinar e a distinção entre informação e conhecimento. No paradigma antigo, o professor ensina quando transmite a informação ao aluno e este consegue memorizá-la. No atual, o aluno aprende quando constrói o conhecimento interagindo no mundo dos objetos e das pessoas. Deixando claros esses conceitos e principalmente a mudança (não a extinção) da figura do professor, a transformação educacional vai ocorrer, não porque a escola assim o deseje, mas porque a geração de crianças entre 8 e 12 anos hoje navega com facilidade pela Internet. Bem orientadas, essas crianças são capazes de interpretar informações e aprender sozinhas. Como o diploma não é mais um fim, a escola que não ficar atenta a essas mudanças sucumbirá. O advento da Internet, síntese das mídias, tende a transformar a aula presencial, não só pela argumentação acima, mas principalmente pela quebra das barreiras de distância e tempo. Hoje é possível reunir, pela rede, alunos de cidades e países diferentes. No Brasil, tal metodologia é aplicada tanto na escola secundária como na universidade. Faculdades e universidades estão implantando a sala virtual no ensino presencial. Todo o programa de uma disciplina, seus objetivos e o desenvolvimento das aulas estão no computador. Os trabalhos e as pesquisas feitos pelos alunos, suas indagações, os grupos de discussão, enfim tudo interage enquanto o professor orienta e acompanha, para que todos possam aprender. Dentro do mesmo princípio, salas estão sendo organizadas para reunir as propostas de trabalho de diretores, coordenadores e professores no espaço virtual, o que nem sempre se mostra possível no espaço real.A tecnologia facilita a transmissão da informação, mas o papel do professor continua e continuará sendo fundamental para auxiliar o aluno a construir o conhecimento. Os que não entenderem essa nova realidade correm o risco de ser substituídos por uma máquina. O professor que trabalhar mais como um facilitador será insubstituível e inesquecível, como até hoje é, para qualquer um de nós, a figura da primeira professora.
Sou Luana Mara de almeida, atualmente trabalho na como professora Escola Municipal “Joaquim de Assis Rosa” zona rural da cidade de Abre Campo/MG. Estou no Curso e-Proinfo como formadora.

ATiv do unid Apresentação - Juntos podemos mais!
Sou Luana Mara de almeida, atualmente trabalho na como professora Escola Municipal “Joaquim de Assis Rosa” zona rural da cidade de Abre Campo/MG. Estou no Curso e-Proinfo como formadora.

ATiv do unid Apresentação - Juntos podemos mais!
Unidade 3: Práticas Pedagógicas e Mídias Digitais
Cursista Luana Mara de Almeida
Atividade 3.1 Entrevista com Lucas Ciavatta

Reflexão sobre a entrevista de Lucas Ciavatta




O grupo Bloco Passo a Passo nos passa a idéia de superação, seriedade e muita disciplina, e que seu fundador o Lucas Ciavatta passou de uma idéia para pratica,
Danado para nos um exemplo que não devemos cruzar braços e ficar só reclamando temos quer as idéias e colocas em pratica por mais difíceis que ela pareça.
Podemos levar esta experiência dele para sala de aula porque segundo
Ciavatta, profissionalismo,” é uma conseqüência da postura que o professor deve ter já dentro da sala de aula, que vale a pena esforçar para aprender”, é vista como um comportamento de autoconfiança, bem definido pelo psicológico do professor” isto que temos que passar para nossos alunos

. Referências Bibliográficas:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC - 100h - Guia do Cursista, página 119 à 121.
Unidade: 4 - Currículo, Projetos e Tecnologias.
Atividade: 4.2
Cursista: Luana Mara de Almeida

Possibilidades de Contribuições das Tecnologias


O uso de computadores e Internet nas atividades curriculares é um meio pelo qual irá ajudar ao professor e aluno. Agora se o professor não tiver o aprendizado e o interesse de utilizar estes recursos para melhoria de seu trabalho, é claro que não haverá mudanças, continuará na mesmice.
Estes novos recursos que são os computadores e internet e outras tecnologias surgiram não foi à toa, vieram para acelerar a educação que até então estava estagnada, sem muitas perspectivas para a pesquisa, para o desenvolvimento da criatividade. E a partir desta criatividade incentivada pelo professor o aluno irá moldando sua aprendizagem, por que ele será o dono do seu saber, das suas buscas, mas lógico que tudo isso com o auxílio, orientação do professor, que será o seu instigador. Cabe ao professor orientar bem esta prática para que o aluno não se perda por completo, que a use de forma adequada e sábia.
As estratégias são muitas, dentre elas cito: criação de grupos de discussão sobre temas desenvolvidos em sala de aula; a pesquisa; criação de projetos; construção de blogs; apresentação de slides com vídeos, fotos... e por aí vai...vídeos produzidos pelo próprio aluno, etc., estas são algumas das estratégias que poderemos utilizar, além do editor de textos, cal, impress...
Unidade 4 _ Currículo, Projetos e Tecnologias.
Atividade 4.3
Cursista: Luana Mara de Almeida

Contribuições das Tecnologias

Na Escola Municipal “Joaquim de Assis Rosa”, eu desenvolvi um trabalho com meus alunos do5º ano para resgatar a cultura regional do mês de agosto (projeto sobre o folclore), eu apresentei aos meus alunos o quer e folclore.
Foi passada uma entrevista e uma pesquisa, para ser realizada pelos alunos em casa sobre “mitos, lendas, dança e provérbios”. Apos da entrevista fomos trabalhar encima do material trazido pelos alunos foi realizado um debate mitos que existe aqui em nossa região e logo foi passado um vídeo de algumas lendas.
Após assistirmos a um vídeo sobre no Linux Educacional em Domínio Público, foi escolhido uma lenda ou mito para que cada turma dramatizar.
Foi então que separei a sala em grupos e os alunos dramatizaram lendas escolhidas por eles e também fizeram a parte escrita do trabalho, onde puderam contar tudo que lhes foi passado.
Através do trabalho realizado na escola pude perceber o quanto foi proveitoso e interessante e importante à utilização das tecnologias para ajudar no entendimento e compreensão dos alunos com o conteúdo ensinado. As tecnologias já fazem parte do contexto escolar, basta apenas que nossos professores aprendam a manejá-los corretamente e saber que o novo e o antigo podem sim caminhar lado a lado, não e para se abandonar o quadro e giz, mas sim acrescentar a tecnologia como um auxilio para a educação.